Aconteceu nos dias 27 e 28 de abril a 1ª oficina de artes de 2010 na Casa do Professor. Participaram desta oficina sob a orientação das formadoras Célia e Márcia aproximadamente 50 educadores da Rede Municipal de Educação de Baixo Guandu. Vale ressaltar que esta é mais uma ação do Programa Escola Que Vale, que recentemente instituiu a Comunidade dos formadores de Artes que tem a frente o renomado André Vilela.
Com o tema “O Desenho em Diferentes Suportes” produzimos belíssimos trabalhos, mas também estudamos bastante.
Momento Inicial com o grupo da manhã, no qual os professores apreciam desenho de Imaginação construído com elementos da natureza.
Leitura e apreciação do livro “Cocô de Passarinho “de Eva Furnari.
Paricipantes do grupo vespertino apreciando o desenho de imaginação construído a partir de elementos da natureza.
Pedagogas “remexendo a memória” a fim de desenhar as árvores que marcaram sua infância ou adolescência...
Resultado das produções a partir do “Desenho de Memória”.
Professora em plena concentração: É o exercício de coordenar ‘olho e mão’ para realizar o Desenho de Observação.
Estamos começando o nosso segundo dia...Aproveitamos o frescor da manhã para nos divertir com a deliciosa leitura do livro “Que Horta” de Tatiana Belinky ilustrado por Eva Furnari.
Após a leitura, saimos em busca de elementos para coletar. Coletamos coisas que coubessem em tamanho natural em uma caixinha de fósforo.
O resultado foi esse: Um belo Desenho de Observação!
Ainda na praça, munidos de papel sulfite e giz de cera, os educadores foram convidados a ‘frotar’ as texturas dos troncos das árvores e depois integrar os resultados na composição de um painel.
Realizando Desenho de Observação utilizando o visor, ferramenta que seleciona o campo de visão. É um tipo de moldura que define o enquadramento e recorta uma parte do todo a ser observado
Nesta atividade, a consrtução coletiva de uma Árvore de Imaginação .
Foram desenhadas e recortadas, individualmente, folhas diversas sobre páginas de revistass. Para o tronco, a utilização das texturas ‘frotadas’.
1 comentários:
Meninas, estou orgulhosa de vocês! Fico realizada de ver como vocês estão dando continuidade para a formação que fizemos. Tenho certeza que cada vez toda a Rede ficará cada vez mais sabida. Aproveitem bastante o trabalho de Polo.
Beijão pra todas.
Valéria.
Postar um comentário