A Comissão de Educação do Campo do Território Pólo Colatina pensando um novo jeito de ensinar aos estudantes do campo promoveu o 1º encontro de “Qualificação e capacitação de atores sociais atuantes na Educação do Campo no Território Pólo Colatina – ES” no dia 23 de agosto de 2010 no Ifes Campus Itapina – Colatina – ES. A formação envolveu principalmente, educadores, pais, lideranças e comunidade, para que se sensibilizem com a causa da educação campesina. Tal necessidade surge quando observamos que as famílias campesinas estão deixando o meio em que vivem para tentar “uma vida melhor nas cidades”. Um dos aspectos fundamentais dessa crise apresenta-se na produção de bens e valores que levam o homem a esquecer sua relação com a coletividade e com a natureza. O encontro contou com a participação de Francisco José de Souza Rodrigues da RACEFFAES - Regional das Associações dos Centros Familiares de Formação em Alternância Espírito Santo que proporcionou uma reflexão sobre o Contexto Histórico da Educação do Campo, promovendo a interação, diálogo sobre as realidades, estudos e debates nos grupos de trabalho que foram apresentados em plenária.
O município contou com a participação dos professores das escolas multisseriadas, representante do Sindicato dos Trabalhadores, representantes dos distritos, sendo professores, diretores e pedagogos, Secretária de Educação e Cultura Silvia Helena Pesente de Abreu, Secretário de Meio Ambiente e Agricultura Josmar Gobbo, Tecnica em Meio Ambiente Joseane Viola Coelho, Tecnico em agricultura Adenilson Francisco da Silva e as Pedagogas da Secretaria de Educação Marinete Burgaleri Peixoto, WaldirenyPieper e Gesaele Vicente Pinto.
Francisco José de Souza Rodrigues da RACEFFAES |
“...Então (o camponês) descobre que, tendo sido capaz de transformar a terra, ele é capaz também de transformar a cultura: renasce não mais como objeto dela, mas como sujeito da história.”(Paulo Freire)
0 comentários:
Postar um comentário