No dia 17 de Setembro de 2010, no Ifes - Campus Itapina aconteceu o 2º encontro de formação da Educação no Campo, com representantes dos movimentos de agricultores – Magides Brito Sampaio e Renata Telau – CEFFA (CENTRO FAMILIAR DE FORMAÇÃO POR ALTERNANCIA) de Boa Esperança ES, que muito contribuíram no decorrer do dia, trazendo no contexto toda a história do campo, estabelecendo relações com o que vivenciamos hoje e a influência do ensino na qualidade de vida.
O encontro também contou com a participação de professores, diretores, pedagogos e lideranças comunitárias, que vem discutindo o contexto histórico e as conquistas da educação do campo, com temas como “qualidade de vida no campo, organização escola/comunidade e qualidade de ensino nas comunidades campesinas”.
Neste contexto, os profissionais vêm dialogando práticas para consolidar as experiências campesinas, pois preservar a cultura camponesa é lutar pela vida no campo como sujeitos de direitos. A “terra” é a bandeira principal para as nossas conquistas.
“...Então (o camponês) descobre que, tendo sido capaz de transformar a terra, ele é capaz também de transformar a cultura: renasce não mais como objeto dela, mas como sujeito da história.”
(Paulo Freire)
0 comentários:
Postar um comentário