O grupo de formadores representados por coordenadores do Programa Escola Ativa tem ampla participação na gestão desse processo dos municípios de Afonso Cláudio, Aracruz , Baixo Guandu, Domingos Martins ,Fundão, Ibiraçu, Itaguaçu, Itarana, João Neiva, Laranja da Terra, Santa Leopoldina, Santa Maria de Jetibá, Santa Teresa, São Roque do Canaã, SR de Carapina e SRE de Colatina.
A coordenadora Local do Programa Escola Ativa Marinete Burgaleri Peixoto da Secretaria MunicipaI de Educação de Baixo Guandu está representando a Educação do Campo .O grupo vem se reunindo para discutir a educação , visando dar continuidade na metodologia do Programa Escola Ativa com o propósito de subsidiar as formações realizadas nos municípios(microcentros). Os momentos garantem o fortalecimento da gestão das escolas do campo através de estudos, debates e relatos das experiências . Durante o ano vários temas serão abordados.
No dia 18 de abril de 2011 os coordenadores se reuniram em Santa Teresa onde puderam debater sobre a gestão. Tendo a Explanação sobre a realidade “fechamento e nucleação das escolas multisseriadas”. Portanto precisamos do fortalecimento do campo como espaço de potencialidade, necessidade de organização, instauração de sonhos que partam do coletivo e que transformam o campo como espaço superior e não inferior como foi tratado até hoje, mudança da concepção das autoridades e do povo campesino, evitar o fechamento de escolas do campo, provocar expectativas no povo camponês.
Nos dias 25 e 26 de maio de 2011 estiveram reunidos no município de Afonso Claudio onde o tema foi Conselhos Escolares: Estratégia de Gestão Democrática e Projeto Político Pedagógico.O encontro contou com representante da Sedu – Patrícia Galina e as palestrantes de São Roque do Canaã Waldeise Zanetti Nepomoceno Fadini Waldireni Zanetti Nepomoceno Incentivando a real função dos Conselhos Escolares, esclarecendo a diferença entre Conselho e Unidade Executora.No dia 21 de junho de 2011 o encontro foi realizado em Itaguaçu fundamentando as discussões a respeito do projeto político pedagógico na construção do marco referencial do PPP das escolas do campo a partir dos princípios filosóficos da educação do campo. Temas: inovando no interior da escola – construindo uma escola ativa baseada nos princípios políticos e pedagógicos das escolas do campo, e projeto político pedagógico como articulador do trabalho na escola (o ensino e a aprendizagem) e de integração entre a comunidade e a escola. Como pensar parcerias?
Assim, precisamos trabalhar na expectativa de construir uma Proposta Pedagógica que dê conta de transformar a escola do campo e a comunidade, rompendo com a visão de que as escolas multisseriadas são inferiores e nelas os alunos ficam isolados e não aprendem.
“Nossas vidas começam a terminar no dia em que permanecemos em silêncio sobre as coisas que importam”.
Martin Luther King
“Somos e valemos o que seja a nossa causa”.
Dom Pedro Casaldáliga
1 comentários:
Ei Marinete,
Cabe ressaltar que na maioria das SREs, quem ajudou a elevar o IDE (Indice de Desenvolvimento Escolar)da rede estadual, foram as escolas de campo. Afonso Cláudio ficou em 1º lugar, Colatina em 2º. O maior índice de Baixo Guandu foi da escola do Queixada. É a Escola Ativa mostrando seus resultados.
Abraços... Saudades de você!!!
Lenira
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