COMO FUNCIONA O PROJETO?
A Saúde na Escola precisa do envolvimento de todos, mas são as Secretarias de Educação e de Saúde do município as principais responsáveis pela sua implementação.
A partir da iniciativa dessas secretarias, foi montado um grupo gestor, formado por representantes da Secretaria Municipal de Educação, Estratégia de Saúde da Família, Casa de Saúde da Mulher, Vigilância em Saúde, Centro de Testagem e Aconselhamento, jovens representantes da comunidade, podendo ter parceria com outras Secretarias.
É importantíssimo que as pessoas que estão à frente dessas ações participem do Saúde na Escola, para contribuir com sua experiência e para buscar oportunidades de ampliar o trabalho já realizado.
O projeto pode dar suporte com materiais educativos, cursos de formação, seminários, além de promover a troca de experiências entre os municípios.
O QUE PODE ACONTECER NA COMUNIDADE E EM SUA ESCOLA?
• As redes públicas de educação e de saúde e as organizações da sociedade civil locais vão trabalhar juntas para construir uma cultura de prevenção e de promoção à saúde.
• Avaliação das condições de saúde: atendimentos nutricionais, odontológicos, oftalmológicos, auditivos, clínicos e psicossociais dos estudantes com enfoque na prevenção de doenças, além do adequado tratamento quando necessário.
• Maior participação dos jovens na comunidade.
• Promoção do diálogo na família, envolvendo-a no projeto.
• Aumento do papel democrático da escola no respeito e convívio com as diferenças.
• Formação de profissionais de educação e de saúde para melhor responder as dúvidas dos jovens sobre sexualidade.
• Redução da incidência de doenças sexualmente transmissíveis e da infecção pelo HIV na população adolescente e jovem.
• Redução dos índices de gravidez não planejada entre os adolescentes e jovens e redução da evasão escolar durante a gravidez na adolescência.
GESTORES DAS ESCOLAS
Apresentem o projeto aos professores, colaboradores da escola, alunos, pais e comunidade.
PROFESSORES
Estimulem os jovens a participar. Planejem junto com os alunos e diretores das escolas.
JOVENS
Esta é a hora para conversar sobre drogas, sexo, gravidez, preconceito e saúde.
Pergunte ao seu professor sobre o Saúde na Escola.
PAIS
Participem e façam sugestões sobre os temas levantados pelos adolescentes em casa.
Sua participação é importante!
Grupo de Trabalho Intersetorial Municipal: Amanda Viana, Carmen Mattedi, Desirée Vargas, Eugenia Sandra Neitzel, Lucia Helena Rodrigues, Luciana Rodrigues, Márcia Vieira, João Batista, Josmar Rufino e Rithiele Aparecida.
Há 10 minutos
0 comentários:
Postar um comentário